Segurança e saúde do trabalho: tudo o que você precisa saber sobre a NR 20

Segurança e saúde do trabalho

Podemos entender como ponto de fulgor a temperatura mínima na qual combustíveis e inflamáveis começam a liberar seus gases inflamáveis.

É de inteira responsabilidade do empregador fornecer meios a fim de que seus profissionais estejam alinhados de acordo com as normas da NR 20.

Esse treinamento deve ser realizado durante o período do expediente e suas especificações dependem do tipo de atividade e complexidade que o trabalhador irá desempenhar dentro das instalações.

Conheça a Vendrame e seus cursos para Segurança e Saúde no trabalho.

A Vendrame atua em diversos segmentos visando a segurança no trabalho, saúde do trabalhador e meio ambiente seguindo em seus programas as normas regulamentadoras (NR’s) estabelecidas pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho. Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale conosco através do telefone 11 – 2262-4733 ou através do e-mail!

Aprovada em 1968 pela portaria 3214 a NR 20 é uma norma regulamentadora que tem como principal objetivo especificar preceitos para a gestão da segurança e saúde no trabalho evitando que atividades ligadas a inflamáveis e combustíveis, sejam elas manuseio, manipulação, produção, armazenagem, extração ou transferência, prejudiquem a integridade física do trabalhador.

Em 2012 a norma foi revisada e sofreu algumas alterações de aprimoramento e desde sua atualização essa versão é válida até hoje.

Um dos itens da NR 20 fala sobre a periodicidade de inspeções nas instalações a fim de prevenir possíveis cenários para incidentes e acidentes.

É papel dos profissionais de segurança do trabalho conduzir e preparar as inspeções que serão realizadas e por este motivo é de extrema importância que os profissionais conheçam tudo sobre a norma.

NR 20: SST em inflamáveis e combustíveis – Entenda a diferença entre as categorias

Além de normatizar os requisitos para a gestão da segurança e saúde no trabalho a NR 20 também categoriza os tipos de inflamáveis e combustíveis. Conheça mais sobre o que diferencia cada um deles.

Segundo as definições que constam na NR 20, líquidos inflamáveis são líquidos que possuem ponto de fulgor igual ou maior que 60ºC.

Líquidos combustíveis são líquidos com ponto de fulgor maior que 60ºC e menor ou igual a 93°CGases inflamáveis são gases que inflamam o ar a 20ºC e tem como padrão uma pressão de 10,3 kPa.

Segurança e saúde do trabalho: tudo o que você precisa saber sobre a NR 20
4.8 (95.71%) 14 votes
Fechar Menu