Por que o dia 27/07 é importante para todos os trabalhadores?

Laudo de Ruído
Laudo de Ruído: saiba como funciona a avaliação de ruído
11 de dezembro de 2018
medicina ocupacional
Medicina Ocupacional: o que é?
24 de dezembro de 2018
Blog de Notícias

Por que o dia 27/07 é importante para todos os trabalhadores?

Segurança do Trabalho

O dia 27 de julho foi a data escolhida para homenagear, em todo o território nacional, pessoas que morreram ou tiveram graves sequelas em razão de acidentes de trabalho.

Neste dia são realizadas diferentes ações, que incluem até um treinamento para segurança do trabalho, de modo a conscientizar organizações e trabalhadores sobre a importância de se adotar medidas de prevenção de acidentes nas empresas.

Para explicar a importância dessa data, a VendrameSegurança no Trabalho, Saúde e Meio Ambiente preparou este post, mostrando a origem do Dia Nacional da Segurança do Trabalho.

Dia Nacional da Segurança do Trabalho: Como tudo começou

No começo dos anos 1970, muitos trabalhadores saíram às ruas para reivindicar melhores condições no ambiente de trabalho. Neste período – no qual o país recebeu muitos investimentos -, o número de acidentes de trabalho cresceu a níveis assustadores.

O Banco Mundial tomou algumas medidas para conter os índices de acidentes, cortando os financiamentos caso os números de vítimas fatais não sofressem redução. Só para se ter uma ideia, anualmente, cerca de 1,7 milhão de acidentes ocorriam dentro das empresas, especialmente das indústrias.

A ocorrência de lesões também era comum na época: 40% dos funcionários se machucavam enquanto executavam suas atividades laborais. Com a drástica medida tomada pelo Banco Mundial, as portarias nº 3236 e 3237 foram publicadas oficialmente em 27 de julho de 1972.

A portaria de número 3236 instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, enquanto a portaria 3237 tornou obrigatório a adoção de programas de Medicina Ocupacional e de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A publicação das novas portarias aconteceu paralelamente à atualização do artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O artigo reformulado tornou obrigatória a formação e a atuação mais contundente da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Treinamento para os trabalhadores no Dia Nacional da Segurança do Trabalho

O dia 27/07 também é uma data especial para exaltar o fato de que o Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas que empregam mais de 100 funcionários.

Além de adotar programas de prevenção de acidentes, tais empresas também devem privilegiar o treinamento específico de saúde e segurança ocupacional para seus trabalhadores.

Por isso, a Vendrame – Segurança no Trabalho, Saúde e Meio Ambiente coloca nossa equipe de especialistas em Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho à disposição das corporações que queiram capacitar seus funcionários com profissionais qualificados no assunto.

A Vendrame ministra mais de 50 temas de cursos aplicados e desenvolvidos nas áreas Gestão, Estratégia, Qualidade, Segurança, NRs, Perícia e Empreendedorismo.

Clique aqui e faça já sua inscrição!

Por que o dia 27/07 é importante para todos os trabalhadores?
5 (100%) 13 votes