O que é SST e por que devo me preocupar com segurança do trabalho?

Acidente de Trabalho
Acidente de trabalho e Doença Ocupacional: benefícios da contratação de um Assistente Técnico
15 de maio de 2018
Higiene Ocupacional
A importância da Higiene Ocupacional
13 de julho de 2018
Blog de Notícias

O que é SST e por que devo me preocupar com segurança do trabalho?

o-que-e-SST

A saúde e a segurança dos trabalhadores são sempre uma preocupação, afinal, acidentes e doenças estão sempre os ameaçando. A atuação do setor de SST é um exemplo das melhorias promovidas nas empresas para a manutenção da integridade das pessoas. Ela não serve apenas para identificar a origem, os motivos e ocorrências dos riscos, mas também para prevenção.

Afinal, o que é SST???

SST significa Segurança e Saúde no trabalho, são normas e procedimentos legalmente estabelecidos aos empregados e empregadores. Seu objetivo é cuidar da saúde do trabalhador e minimizar as chances de acidentes ou o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Temos, como órgão responsável pela regulamentação das normas da SST, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de uma divisão especializada, que é o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST).

DSST, por sua vez, tem a função de coordenar ações nacionais de inspeção das condições dos espaços de trabalho. Ele também promove políticas públicas para o incentivo das boas práticas da SST.

Qual a importância da Segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é um instrumento de gestão cuja finalidade é promover um ambiente mais saudável e seguro. Por esse motivo ela é tão importante quando aplicada. Pois, além de identificar os perigos, também são elaboradas estratégias e procedimentos.

Essas ações garantem que problemas já ocasionados não se repitam e extinguem os que poderiam ocorrer. Afinal de contas, o trabalho de um Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho é muito mais do que resolver problemas pontuais no dia a dia das instituições.  

Segundo a organização internacional do trabalho, a criação de um sistema de segurança e saúde do trabalho precisa dos seguintes eixos:

  • Política da empresa;
  • Organização;
  • Planejamento e implementação;
  • Avaliação (de tudo que foi checado no ambiente);
  • Ações para melhoria contínua. 

Veja outros benefícios da SST:

  • Produtividade:                                                                                                 

Com empregados seguros e saudáveis a produtividade da empresa melhora. Eles passam a ter condições adequadas para exercer com  bom desempenho suas tarefas diárias, diminuindo significativamente  afastamentos por  causa de doenças ou lesões. 

  • Redução de custos:

É notório que as empresas que investem em SST  tem redução das despesas. O motivo é as ações colocadas em prática que minimizam expressivamente as chances de acidentes de trabalho. Consequentemente evitam-se processos judiciais, gastos com medicamentos, aumento do Fator Acidentário Previdenciário (FAP), diminuição no absenteísmo, o pagamento de FGTS durante o período de afastamento do trabalhador, multas causadas devido à falta de segurança, entre outros.

  • Valorização da imagem:

Uma empresa que busca recursos e melhorias para o bem estar de seus trabalhadores demonstra preocupação e responsabilidade. Essa boa conduta mantém excelente reputação entre clientes, funcionários e no mercado em geral. 

A marca também mostra seriedade pelo cumprimento da legislação – as normas regulamentadoras estabelecem termos que devem ser seguidos (sujeito a penalizações quando negligenciadas), tanto pelos trabalhadores quanto pelos empregados.  

O sucesso da SST está diretamente ligado a determinação e liderança realizadas pelo empregador, do qual deve disponibilizar tais recursos desde o início de suas atividades corporativas, e sempre buscar o aprimoramento das mesmas.

Como vimos, a SST é vital para combater riscos e contribuir com a saúde da empresa, e empresas especializadas na formação de bons profissionais do segmento garantem que a os processos sejam feitos com toda a eficácia necessária.

A Vendrame Consultores possui expertise em Segurança do TrabalhoMedicina Ocupacional e Meio ambiente. A empresa atua com excelência na capacitação de profissionais, através de treinamentos de formação e reciclagem.

Presente no mercado desde 1999, ela possui tradição e ampla experiência, ambas essenciais para transmitir o conhecimento adequado que os profissionais de segurança precisam dispor.

Entre já em contato e saiba mais sobre os cursos e demais serviços da Vendrame.