Medicina Ocupacional: o que é?

Segurança do Trabalho
Por que o dia 27/07 é importante para todos os trabalhadores?
18 de dezembro de 2018
Segurança e saúde do trabalho
Segurança e saúde do trabalho: tudo o que você precisa saber sobre a NR 20
12 de fevereiro de 2019
Blog de Notícias

Medicina Ocupacional: o que é?

medicina ocupacional

À medida em que as atividades laborais se tornam mais complexas, os especialistas em medicina ocupacional desempenham um papel cada vez mais visível na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar entre os trabalhadores.

A medicina ocupacional – ou medicina do trabalho – é a subespecialidade da medicina preventiva relacionada à saúde, segurança e melhor qualidade de vida dos trabalhadores dentro do espaço laboral.

Neste artigo elaborado pela Vendrame – Segurança no Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, entenda melhor o que é a medicina ocupacional e quais benefícios oferece aos trabalhadores.

O que é a Medicina Ocupacional?

A medicina do trabalho (também conhecida como “saúde ocupacional”) é focada no tratamento de lesões e doenças relacionadas ao trabalho, inclusive as de cunho psicológico.

O principal objetivo é prevenir doenças advindas de tarefas ocupacionais, controlando, inclusive, os riscos de acidentes dentro das empresas.

Os médicos que atuam nesse tipo de especialização diagnosticam e tratam lesões relacionadas ao trabalho com muito mais eficácia porque estão atualizados sobre as principais normas regulamentadoras (NRs).

Medicina ocupacional e redução de custos

As lesões relacionadas ao trabalho geram despesas extras às empresas. Os custos diretos de lesões que são fáceis de mensurar – como o custo de assistência médica e de seguro – são pequenos quando comparados às despesas indiretos associadas à interrupção do trabalho, reciclagem, perda de produtividade e assim por diante.

Nesse sentido, a adoção de programas ligados à Medicina Ocupacional – por seu caráter de prevenção de doenças e acidentes – é um meio de solucionar alguns dos maiores problemas que as empresas apresentam em termos de produtividade e absenteísmo de funcionários.

Benefícios da medicina ocupacional

Como um programa de saúde ocupacional pode ajudar a cortar custos e elevar a produtividade de sua empresa, ao passo em que promove o bem-estar dos funcionários, mitigando os índices de absenteísmo?

É fato que trabalhadores saudáveis ​​são mais produtivos! E isso é possível com a implementação de um programa preventivo integrado de saúde que inclua:

  • Avaliações de risco para a saúde do trabalhador
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
  • Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA)
  • Treinamentos sobre ergonomia e segurança do trabalho, visando à prevenção de acidentes.

Muitas empresas de pequeno e médio portes não dispõem de uma equipe de Medicina Ocupacional interna. Nesse caso, a terceirização dos serviços é uma opção rentável, mas deve ser feita por uma consultoria especializada no assunto.

A Vendrame é especializada em Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional, Meio Ambiente, contando com uma completa infraestrutura para exames clínicos previstos no PCMSO e aparelhagem moderna.

Entre em contato com a Vendrame e escolha os exames para atender às demandas da sua empresa!

Medicina Ocupacional: o que é?
5 (100%) 12 votes