Medicina Ocupacional: Como evitar surpresas na hora de contratar

Medicina Ocupacional como parte do processo seletivo

A contratação de um colaborador sempre é um processo que gera tensão, já que não basta que o candidato conte com as qualificações para assumir as funções necessárias, mas também deve ter as condições adequadas para fazê-lo por um bom período de tempo, sem faltas ou licenças devido à problemas de saúde que poderiam ser detectados durante a seleção.

Deve-se entender a Medicina Ocupacional como parte do processo seletivo pois, quando bem-feita, essa avaliação evita licenças médicas, afastamentos, e, indiretamente, a sobrecarga de trabalho de toda a equipe.

Nesse momento, a expertise de quem apoia o RH na hora dessa contratação faz toda a diferença e ajuda a estabelecer os requisitos fisiológicos necessários para a condição de trabalho oferecida pela empresa.

A parceria com uma consultoria que, além de fazer os exames obrigatórios, ofereça Serviços de Engenharia, Assistência em Perícias Judicias, e que possa ministrar Cursos e Treinamentos, entrega as melhores informações na hora de selecionar a pessoa ideal para a vaga, já que a parceira conhece e trabalha com todo as áreas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), e também é capaz de capacitar e apoiar em todos os processos da Gestão de Pessoas.

Essa visão 360° permite evitar muitos problemas, alguns deles efeito do desemprego no país, que pode levar alguns candidatos, mais desesperados, a omitirem suas reais condições médicas.

Porém, quando não há esse filtro, a empresa se torna corresponsável na hora da contratação, sendo obrigada a responder por qualquer possível agravamento da saúde do colaborador no desempenho de suas funções laborais.

A avaliação correta das condições de trabalho oferecidas pela empresa, para atender não só à legislação vigente, mas também às expectativas e necessidades de cada um dos seus colaboradores, incentiva condições ideais de produtividade de todos os envolvidos, impulsionando o desenvolvimento dos empregados e da empresa gerando um círculo virtuoso.

Medicina Ocupacional: Como evitar surpresas na hora de contratar
5 (100%) 5 votes
Fechar Menu