Laudo de Ruído: saiba como funciona a avaliação de ruído

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Laudo de Ruído: saiba como funciona a avaliação de ruído

Laudo de Ruído

Em respeito às exigências de segurança do trabalho, as indústrias localizadas próximas a comunidades devem emitir o laudo de ruído. Para cumprir o que regem a NBR 10151 e a Resolução CONAMA 001/90, as atividades industriais, comerciais, dentre outras, devem obedecer o sossego público.

Por isso, indústrias, construtoras e até mesmo bares e restaurantes devem avaliar, periodicamente, os níveis de ruídos provocados por suas operações em áreas habitadas.

Essa avaliação é uma forma de estabelecer as condições de aceitabilidade do ruído nas comunidades.  Neste artigo, vamos abordar a importância do laudo de ruído e como funciona o processo de avaliação de ruídos no setor de Segurança do Trabalho.

O que é a avaliação de ruídos e como ela funciona

A avaliação de ruídos é uma atividade muito importante dentro do segmento de segurança do trabalho. Essa tarefa evidencia um método eficaz para medir os níveis de ruído, o que possibilita a aplicação das devidas correções nos níveis medidos.

Alguns tópicos que são avaliados durante a medição são:

  • Duração (tempo) do ruído;
  • Característica espectral;
  • Fator de pico.

Após coletadas todas as informações, a empresa responsável deve emitir um laudo, abordando todos os dados ambientais levantados.

Como emitir o laudo de ruído?

Simplificando, o laudo é um documento técnico, onde é necessário que estejam indicados os níveis de pressão sonora durante o período diurno e noturno. O laudo também deve especificar quais procedimentos e equipamentos foram utilizados para medir o ruído: por exemplo, medição com dosímetro ou decibelímetro.

No documento é essencial, inclusive, constar os dias e horários de medição, bem como as fontes emissoras de ruídos que foram identificadas durante o procedimento técnico.

Quem pode emitir o laudo de ruído?

Conforme já citamos, o laudo é um documento técnico e, por isso, somente pode ser produzido e expedido por profissionais qualificados. Em alguns casos, as próprias empresas e indústrias contam com equipes internas, que atuam com segurança do trabalho e conhecem todos os trâmites.

No caso dos comércios e outras empresas menores, é comum que o laudo seja feito por uma empresa de Saúde e Segurança do Trabalho terceirizada. Essa é uma forma de garantir a realização de um trabalho sério, competente e com total credibilidade.

A Vendrame – Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente possui uma equipe técnica altamente qualificada para avaliar ruídos e emitir o laudo que a sua empresa precisa!

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