Higiene Ocupacional: entenda sobre a instrumentação

higiene ocupacional

A higiene ocupacional é uma das áreas mais importantes dentro do segmento de Segurança Ocupacional. Para desempenhar a função de higienista, é preciso ter formação e conhecimentos de instrumentação em higiene ocupacional.

Isso oferece aos profissionais a capacitação ideal para lidar com equipamentos e instrumentos que facilitem a coleta de dados e a análise de vibrações, ruídos, pressão, iluminação e até a presença de agentes químicos.

Vale destacar que todos os equipamentos devem atender às normas aplicáveis: NR 15, IN 77, NHO 01, NHO 09, NHO 10, ISO 2631 e ISO 5349.

Qual a importância da Instrumentação na Higiene Ocupacional?

A instrumentação permite quantificar os agentes ambientes, avaliando riscos químicos, físicos e biológicos. Além disso, a aplicação de instrumentos e equipamentos possibilita monitorar a exposição a qual os trabalhadores estão submetidos, assim como monitora a fonte de emissão.

Com isso, torna-se viável selecionar medidas de controle que atendam às normas técnicas e a legislação.

Curso de Formação e Instrumentação em Higiene Ocupacional da Vendrame

Por ser essencial em Segurança do Trabalho, a instrumentação em higiene ocupacional é tema de diversos cursos de formação específica. A Vendrame, assim como outras empresas especializadas, oferece o treinamento para quem desejar adquirir conhecimentos e atuar na área.

Dentre os principais objetivos do curso está reconhecer, avaliar, mensurar e controlar os riscos derivados de agentes físicos e químicos no ambiente de trabalho.

O conteúdo do treinamento desenvolvido pela Vendrame aborda questões como:

  • Ruído: Conceitos de Ruído, Propriedades Físicas do Som, Princípios do Som, dentre outros assuntos;
  • Sobrecarga térmica: Conceitos de sobrecarga térmica, Norma Técnica NHO 06 da Fundacentro / Anexo 3 da NR-15 / ACGIH, Árvore de Bender “versus” IBUTG Digital, etc:
  • Vibrações: Escolha de equipamento apropriado, Metodologia de Avaliação, Limites de exposição e mais temas;
  • Agentes químicos: Limites de tolerância internacionais, Amostragem dos agentes químicos – estratégias, Classificação de poeiras, dentre outros tópicos.

Para fazer a inscrição no treinamento de formação em instrumentação de higiene ocupacional, os participantes devem ter 18 anos completos e mais:

O curso tem carga horária de 40 horas, sendo realizado entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019. Além de apostila, os participantes recebem certificado de conclusão do treinamento.

Faça sua inscrição aqui ou pelo e-mail comercial: treinamento@vendrame.com.br

Avaliação
Fechar Menu