Entenda porque funcionários e gestores devem fazer Treinamento de Segurança do Trabalho

treinamento em segurança do trabalho

Uma empresa tem grande responsabilidade em oferecer e manter um ambiente laboral seguro para seus trabalhadores.

Neste contexto, um programa de treinamento em segurança do trabalho pode ajudar as empresas a concentrarem seus esforços em mecanismos de segurança que contribuam para o bem-estar dos funcionários.

O treinamento eficaz em segurança do trabalho para gestores e colaboradores permite prevenir lesões e doenças no ambiente laboral, o que, consequentemente, contribui para  o aumento da produtividade e a redução dos níveis de absenteísmo.

Como definir o treinamento de segurança do trabalho ideal para sua empresa

Um treinamento mais simples abordando os principais pilares de segurança pode ser o suficiente no caso de uma empresa pequena (escritórios, lojas), cujas atividades ofereçam baixo risco laboral aos funcionários.

Nas indústrias, por outro lado, há inúmeras atividades que expõem os funcionários a riscos ocupacionais. Muitos deles atuam com contato direto com substâncias químicas e em espaços confinados, o que requer mais conhecimentos sobre gestão e controle de riscos por parte dos colaboradores.

Por isso, essas organizações devem investir em treinamentos mais complexos, que envolvam políticas de segurança objetivas, além de ações sobre segurança do trabalho utilizando os canais internos de comunicação da empresa.

O mais importante é que o treinamento em segurança do trabalho funcione para a sua organização. Cabe ao gestor decidir a melhor forma de promover um local de trabalho seguro e mais produtivo.

Treinamento é  uma forma de promover a conscientização

Prevenir é sempre o melhor caminho. Essa ideia é perfeitamente aplicada à segurança do trabalho. E a melhor maneira de prevenir é promovendo a conscientização dos colaboradores e gestores.

Muitas empresas que elaboram treinamentos ainda observam falhas nos seus programas de segurança. Boa parte das falhas acontecem em razão de acidentes que poderiam ser prevenidos com simples ações dos próprios trabalhadores.

Sendo assim, é importante esclarecer aos funcionários porque devem manter total atenção e foco no seu trabalho. Eles devem conhecer a fundo as normas vigentes de segurança do trabalho e compreender por quais motivos precisam respeitar essas normas.

Essa conscientização pode ser feita com palestras, treinamentos, rodas de conversa e distribuição de informativos, entre outros.

Os treinamentos podem, inclusive, ser realizados por empresas terceirizadas de Saúde Ocupacional, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente.

A Vendrame, empresa especializada localizada em São Paulo, conta com clínicas em diversas cidades brasileiras, oferecendo exames, assistência técnica em perícias, laudos técnicos e treinamentos e cursos presenciais.

Fale conosco e conheça nossa excelência em serviços!

Entenda porque funcionários e gestores devem fazer Treinamento de Segurança do Trabalho
5 (100%) 7 votes
Fechar Menu