COMO ALCANÇAR O PRIMEIRO EMPREGO DE EST?

0

 Antonio Carlos Vendrame

Apontar o problema é fácil, difícil é apresentar uma solução… Após publicar o artigo intitulado “O PRIMEIRO EMPREGO COMO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO” recebemos várias sugestões para continuar falando sobre este assunto e, uma delas estamos colocando em prática neste momento, falando sobre como conseguir o primeiro emprego como engenheiro de segurança do trabalho.

Antes de iniciar gostaria de contar um pedaço de minha história. Quando terminei o curso de EST, meu objetivo era ser Perito Judicial. Era funcionário público concursado e trabalhava no Banco Central. Tinha um ótimo salário e só desejava atuar na perícia por mero complemento de renda. Durante um ano me preparei. Investi no conhecimento. Participei de aproximadamente 40 cursos. Comecei a ministrar aulas. Escrevi meu primeiro livro. Iniciei uma coluna mensal na Revista CIPA. Resumindo dei tiros para todos os lados…

Lamentavelmente o que vemos hoje são profissionais com formação mediana, mas que não se aprimoram. Terminam o curso de EST e ficam anos sem estudar e, consequentemente, não estão se atualizando. A EST é totalmente diferente das outras engenharias, uma vez que existe uma interface muito grande com a legislação (trabalhista e previdenciária), além do que, esta legislação é continuamente alterada.

Por outro lado, a formação escolar não consegue passar todos os conhecimentos indispensáveis ao EST, tais como a prática com equipamentos, a gestão administrativa, a interface com as áreas de RH e Tributária, a questão comportamental etc.

Assim, a primeira providência é participar de cursos, palestras, webinars, sejam pagos, sejam gratuitos, sobre os vários assuntos de nossa área. Entidades como a Fundacentro oferecem excelentes cursos gratuitamente! Pense também num mestrado ou doutorado, especialmente se você possui disponibilidade de tempo.

Não esqueça também de sua destreza com o computador e o idioma inglês, que são habilidades fundamentais para qualquer profissional de nível superior.

segunda medida é ampliar seu rede de contatos. Atualmente temos uma forma rápida e barata de ampliar seus contatos: as redes sociais. No entanto, quando falamos em redes sociais estamos nos referindo exclusivamente ao LinkedIn. Uma forte atuação nas redes sociais garante visibilidade e, consequentemente uma rede de contatos ilimitada.

No entanto, cuidado com o que você fala da rede e, com as fotos que você posta. Evite posições extremadas, especialmente em assuntos polêmicos como: política, religião, racismo etc. Além do que, fotos sensuais não combinam com o LinkedIn.

Lembre-se de que nenhuma das suas conexões do LinkedIn irá no seu velório, mas certamente elas poderão lhe ajudar a se recolocar.

terceira atitude é cuidar de seu marketing pessoal. De nada adianta uma boa rede de contatos, se você queima suas oportunidades no envio de CV ou na entrevista. O CV tem de ser impecável, conciso, sem contradições e absolutamente sem erros de português. O CV é seu cartão de visitas e, como tal é a primeira impressão que você deixará.

Quanto à entrevista, é o momento onde “rola a química” do relacionamento. Se houver empatia, você está empregado, senão… Seja pontual, chegar atrasado numa entrevista é imperdoável. Jamais fale mal de seu emprego ou superior anterior. Olhe nos olhos do entrevistador. E, finalmente, cuide de seu traje; não vá numa entrevista como se estivesse indo ao baile funk…

 
COMO ALCANÇAR O PRIMEIRO EMPREGO DE EST?
5 (100%) 1 vote
Fechar Menu