SAIBA COMO UMA GESTÃO SST PODE TRANSFORMAR O CONCEITO DE SEGURANÇA NA SUA EMPRESA

Também conhecida como Saúde e Segurança do Trabalho, a gestão sst é um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente nos tempos atuais. Cada vez mais empresas têm se preocupado com a segurança dos seus trabalhadores, o que exige muita atenção. Afinal, tratam-se de vidas humanas que necessitam de cuidados e atenção, inclusive, para estimular a melhorarem.

Por isso, a Vendrame, empresa especializada em Consultoria de Segurança do Trabalho, atenta a crescente demanda acerca deste tema, traz esse artigo. A ideia é ampliar as informações para que você, empresário, saiba da importância de investir em cuidados para a equipe da sua empresa. Confira!

Veja o que é gestão de SST

Segurança e Saúde no Trabalho diz respeito a uma série de normas e procedimentos exigidos legalmente aos funcionários e a empresa. O objetivo com a proposta destas medidas é minimizar e, mais do que isso, extinguir qualquer risco de acidente. Além disso, a implementação destas normas também visam evitar o desenvolvimento de doenças que possam ocorrer dentro de uma empresa ou mesmo por conta de práticas relacionadas ao trabalho. 

Esta postura, além de demonstrar a preocupação com a vida dos colaboradores de uma organização, também reflete em uma visão gestora estratégica. Afinal, com isso evita-se processos e problemas com doenças ocupacionais e se possibilita investir mais no crescimento do negócio. Além do mais, a postura comprometida de uma iniciativa tende a deixar marcas de respeito e cidadania que possuem extremo valor para a sociedade como um todo. 

Assim, diversas normas regem a atuação das empresas e seus colaboradores. E, para que esse conjunto de normas  implemente-se é necessário o cumprimento de alguns eixos da lei, como por exemplo:

  • Política da empresa;
  • Organização;
  • Planejamento;
  • Avaliações periódicas.

A necessidade da implementação da gestão SST

Segundo um levantamento realizado em 2019 pela Previdência Social, no Brasil, a cada ano é registrado cerca de 700 mil casos do tipo. Os acidentes que ocorrem em ambientes corporativos, em maioria, poderiam ser evitados com medidas sérias e estratégias de profissionais dessa área. E, além disso, inúmeros são seus benefícios, como:

  • Maior produtividade no dia a dia dos funcionários;
  • Redução de riscos para os trabalhadores;
  • Redução de custos para o empregador.

E, como dito anteriormente, uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários consegue transmitir uma imagem sólida de responsabilidade social. Até porque uma boa conduta faz com que os clientes encarem a organização com bons olhos. Outro detalhe que também se reflete nisso é a atração que bons profissionais do mercado terão com a sua empresa. Afinal, sentem-se acolhidos e respeitados. Ou seja, uma via de mão dupla para uma empresa.

Assim, com estas informações, faz muito mais sentido que este tema esteja sendo muito mais valorizado, não é mesmo? Por isso, outro ponto de muita importância é saber pôr em prática estas ações. Mas nem sempre é simples de começar. Então, a dica da Vendrame é pela escolha de uma empresa capacitada para te auxiliar a fazer as implementações necessárias dentro de sua empresa. 

A Vendrame é uma empresa especializada em Segurança do Trabalho e, inclusive, trabalha com cursos de capacitação dentro dessa área. Desta forma, não pense duas vezes antes de chamar parcerias qualificadas para dar a devida atenção para este assunto. Conte conosco e nós te auxiliaremos a transformar a cultura do seu negócios! 

veja mais

veja mais