SAIBA COMO ELABORAR UMA ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO COM BASE NA NR17

A realização de análises ergonômicas do trabalho de seus funcionários é fundamental. A partir desse processo é possível avaliar possíveis riscos à saúde e a integridade física dos profissionais, assim garantindo um ambiente produtivo e operacional para todos.

Neste sentido, para ter eficiência e clareza, a análise ergonômica do trabalho (AET) precisa da NR17. Assim sendo, veja mais detalhes sobre esse assunto a seguir e saiba como garantir as melhores condições para seus funcionários desempenharem suas respectivas funções.

Sobre análises ergonômicas do trabalho

A Norma Regulamentadora (NR) 17 diz respeito a ergonomia no ambiente de trabalho. Graças a ela é possível identificar inadequações que tragam riscos para a saúde dos profissionais, como por exemplo:

  • Posturas incorretas para a realização do trabalho em pé ou sentado;
  • Riscos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
  • Problemas gerais envolvendo dores e travamentos musculares;
  • Outras situações que podem comprometer a saúde do funcionário.

Sendo assim, levando em conta estes fatores a análise ergonômica do trabalho com a NR 17 deve levar em conta alguns fatores específicos de sua execução.

Elaborando a AET com base na NR 17

Este tipo de análise é um dossiê com informações completas sobre as condições de ergonomia do posto de trabalho e se atendem as necessidades dos funcionários. Para fazê-lo você precisa seguir os seguintes passos:

  • Primeiro o documento deve ter uma apresentação da empresa;
  • Em seguida, é necessário traçar os objetivos da análise;
  • O próximo passo diz respeito ao detalhamento do perfil dos colaboradores;
  • A organização do trabalho deve vir logo em seguida;
  • O documento também deve conter a descrição de atividades e tarefas do local;
  • Por fim, o detalhamento de todos os fatores e riscos ambientais.

Esta é a estrutura completa para elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho com a NR 17. E a melhor forma de realizar essa tarefa é contando com uma empresa especializada.

Por que escolher a Vendrame?

Na medida em que você conta com profissionais da Vendrame para a assistência na realização de perícias e análises, sua empresa tem muitas vantagens, como por exemplo:

  • Aumento da credibilidade do local para os clientes e os funcionários;
  • Mais conforto e bem-estar para os trabalhadores desempenharem suas funções;
  • Comprometimento com a legislação e as normas regulamentadoras;
  • Aumento da saúde, segurança e resultados no trabalhos dos profissionais do local.

Tudo isso é possível graças a uma análise detalhada das condições de funcionamento da empresa e de seu ambiente. Utilizando nossa expertise, sendo assim, faremos um estudo completo de seu local de trabalho, com as soluções que você precisa para prosperar e obter resultados.

A realização da AET a partir da NR 17 é fundamental e muito benéfica para qualquer empresa. Por isso leve em consideração estas dicas, e não deixe de lado o auxílio de profissionais técnicos para sua análise. Portanto, quando precisar, contate a Vendrame e invista em soluções efetivas para a produtividade de seu empreendimento a partir da segurança do trabalho.

 

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira