PERÍCIA E ACIDENTE DE TRABALHO: ENTENDA O PAPEL E IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO

A perícia em acidente de trabalho diz respeito a um processo importante, pois define os rumos dos acontecimentos. Em caso de problemas dessa natureza, é necessário fazer uma análise completa da situação, inclusive por permitir as melhores soluções para ela. Assim sendo, veja a seguir porque o papel de um técnico nestes casos faz toda a diferença de uma forma positiva.

Sobre a perícia de acidente de trabalho

Em primeiro lugar, você precisa entender como funciona e quais os objetivos da perícia em acidente de trabalho. Na medida em que esse tipo de situação acontece, é preciso que haja uma investigação do que aconteceu de fato, levando em conta fatores como:

  • As circunstâncias em que o acidente ocorreu;
  • O ambiente de trabalho onde houve o fato;
  • O nível do acidente de trabalho e como ele afetou o funcionário;
  • Demais informações relevantes que contribuam para esclarecer o caso.

Portanto, por se tratar de um procedimento especializado e de natureza judicial, a presença do técnico para a perícia de acidente de trabalho faz toda a diferença.

O papel do técnico em casos de perícia

A presença de um técnico durante a perícia de acidente de trabalho ajuda no entendimento do que realmente aconteceu. Graças ao seu nível de expertise e autoridade, esse profissional é o responsável por algumas etapas fundamentais deste processo:

  • A análise da chamada Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Qual a natureza do acidente (acidente de trajeto, doença derivada do trabalho etc.);
  • Elaboração do laudo pericial atestando o acontecimento e as devidas diligências;
  • O encaminhamento da situação para o INSS avaliar a possibilidade do auxílio-doença;
  • Realização dos processos específicos em casos mais graves, como luto.

Seja qual for o motivo do acidente, ou a área de atuação da empresa, é graças ao técnico que se pode dar o andamento completo para o processo. Por isso é muito importante que o profissional esteja seja acionado nessas situações.

Dicas importantes para você

Depois de entender o papel do técnico no encaminhamento das questões relacionadas a perícia em acidente de trabalho, você também precisa avaliar quem é o profissional que irá auxiliar a empresa nestes casos. Para isso, leve em conta fatores como por exemplo:

  • A credibilidade da assessoria escolhida para realizar o laudo e as diligências;
  • O que o profissional poderá fazer para auxiliar sua empresa e o funcionário acidentado;
  • A clareza e a transparências nas informações prestadas para você;
  • Como ele irá facilitar todo o processo beneficiando o funcionário e também a empresa.

Dessa forma, devido à complexidade que envolve todas essas questões, a escolha de uma empresa como a Vendrame para perícias em caso de acidente de trabalho é diferenciada.  Por isso, trabalhamos com técnicos qualificados e aptos a prestar todos os esclarecimentos necessários. 

Além disso, graças a expertise de nossos profissionais todo o processo poderá ser agilizado de forma simples e eficiente. Quando precisar de uma avaliação em situações de acidente, entre em contato com a gente e veja como podemos ajuda-lo.

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira