VEJA QUAL A IMPORTÂNCIA DO LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO E COMO ELABORÁ-LO

condicoes-ambientais-trabalho
Condições ambientais de trabalho

Manter as condições ambientais de trabalho certas para seus colaboradores significa garantir que todos estejam protegidos dos riscos da função que cada um exerce. Estar livre das complicações de saúde que podem vir com o trabalho é um fator determinante para o melhor desempenho de todos e, garantir isto, é função das empresas. 

O âmbito profissional deve estar adequado às necessidades de cada funcionário, bem como equipado com medidas de segurança voltadas para os riscos apresentados em cada setor. Além disto, contar com uma consultoria especializada em segurança do trabalho, como a Vendrame, faz toda a diferença para você.

Informações importantes sobre as condições ambientais de trabalho

Em primeiro lugar, as condições ambientais de trabalho se dão por diferentes processos. Além disto, cabe ressaltar que as condições ambientais de trabalho envolvem uma determinada gama de riscos, sendo eles:

  • Riscos físicos: determinados por agentes como ruídos, vibrações, frio, calor, radiações, pressões anormais e umidade, os riscos físicos são aqueles que geram problemas de saúde física aos trabalhadores. Classificados pela cor verde;
  • Riscos biológicos: riscos que contam com agentes como presença de vírus, bactérias, fungos e protozoários aos quais os funcionários podem acabar entrando em contato e desenvolvendo doenças. Classificados pela cor marrom;
  • Riscos químicos: seus agentes incluem fumaça, gases tóxicos nocivos, névoas e demais componentes químicos presentes no ambiente inalados ou ingeridos involuntariamente pelos colaboradores. Classificados pela cor vermelha;
  • Riscos acidentais: estes desencadeam-se por más condições do ambiente físico de trabalho ou pela falta de capacitação dos colaboradores gerando riscos de acidentes de vários níveis. Classificados pela cor azul;
  • Riscos ergonômicos: causados por rotinas de trabalho que exijem esforço físico em demasia, extensa carga horária ou quaisquer outras condições que  a saúde psicológica do trabalhador. Classificados pela cor amarela. 

Outras informações importantes

Esta quantidade expressiva e complexa de riscos demanda que as empresas adequem seus espaços de trabalho com o objetivo principal de preservar a saúde de seus funcionários. Assim sendo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT, um documento detalhado que determina quais são as condições ambientais de trabalho de cada empresa. Em outras palavras, o laudo técnico aponta quais são os agentes nocivos e atividades insalubres presentes e autorizadas em cada local.

O presente documento fornece maior transparência entre empresa e funcionário, oferecendo maior conforto e segurança aos mesmos em relação aos riscos das funções. Além disso, o laudo técnico das condições do ambiente de trabalho também estipula os valores percentuais a serem recebidos pelos colaboradores em função dos aspectos de periculosidade e insalubridade. 

O LTCAT trabalha em conjunto com as Normas Regulamentadoras 16 e 15 e deve ser atualizado anualmente pelas empresas, visto que podem haver mudanças nos protocolos e atividades de cada companhia. Portanto, para emitir o laudo técnico das condições ambientais de trabalho as empresas devem entrar em contato com profissionais registrados que podem ser tanto das áreas de medicina do trabalho quanto da engenharia de segurança.

veja mais