SAIBA QUAIS SÃO OS EXAMES COMPLEMENTARES DO PCMSO

Os exames de PCMSO estão ligados à área de saúde ocupacional. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional avalia as condições de integridade física e psicológica de um funcionário. Portanto, realiza-se uma série de procedimentos importantes para avaliação. Assim sendo, veja mais informações sobre esse assunto a seguir.

Sobre os exames de PCMSO 

Na área da saúde ocupacional, os exames de PCMSO oficiais e complementares são obrigatórios por lei. No entanto, existem algumas regras e diretrizes que precisam ser respeitadas relativas a esses procedimentos. Entre elas se destacam, por exemplo:

  • Os exames oficiais e complementares devem fazer parte do escopo de trabalho do funcionário;
  • O principal objetivo destes processos é contribuir com ações preventivas que priorizem a saúde dos trabalhadores;
  • Além disto, nos exames de PCMSO devem constar dados como número de funcionários, grau de risco da empresa, tipo de exame realizado e medidas preventivas.

Na medida em que você leva estes fatores em consideração, sua empresa também precisa contar com um profissional qualificado para deliberar essas informações. Dessa maneira, um médico do trabalho fica encarregado dos procedimentos do PCMSO.

Informações importantes e exames complementares

Além dos procedimentos do PCMSO que estão determinados pela Norma Regulamentadora (NR) 7, o programa também pode exigir exames complementares. Dependendo da função que o trabalhador exerce e dos riscos associados a ela, pode ser preciso realizar:

  • Audiometrias, para verificar a saúde dos ouvidos;
  • Espirometria, que avalia a condição dos pulmões do trabalhador;
  • Radiografias, para verificar como está o funcionário internamente;
  • Eletrocardiograma, em prol da avaliação da saúde do coração;
  • Eletroencefalograma, que avalia a saúde e condição cerebral da pessoa;
  • Acuidade visual, para analisar como está a visão do funcionário;
  • Exames laboratoriais, que verificam a saúde de forma geral.

Tudo isso serve para garantir tanto a integridade física e mental do trabalhador quanto à adequação da empresa perante a lei. Esses exames, caso necessários, devem ser feitos de forma periódica e conforme a ocasião: podem ser admissionais, periódicos, de troca de função, de volta ao trabalho ou demissionais.

Uma dica valiosa para você

Por fim, é muito importante contar com um serviço especializado, que permita a sua empresa seguir todas as diretrizes da NR 7. Portanto, é preciso avaliar de forma antecipada qual é a melhor alternativa para você. Sendo assim, contar com a Vendrame para ajudá-lo em questões da área de segurança do trabalho é a sua melhor escola:

  • Dispomos de um suporte completo e profissionais especializados para atender a todas as suas necessidades;
  • Oferecemos vários serviços na área, que priorizam a legalidade para as empresas e a saúde do trabalhador;
  • Garantia de qualidade e excelência, com tradição e qualidade de uma empresa dedicada a atuar com seriedade e foco nas pessoas.

Portanto, ao contar com a Vendrame, você terá todo o suporte necessário para a realização de exames de PCMSO, tanto oficiais quanto complementares. Sendo assim, fale conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa e seus funcionários na área de segurança do trabalho.

 

veja mais