SAIBA QUAIS OS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Adotar os procedimentos de segurança de trabalho é algo necessário em qualquer empresa. Afinal de contas, graças a eles a saúde e o bem-estar de todos os funcionários está garantida. Além disso, esses processos também garantem um ambiente de trabalho saudável para todas as pessoas. Por isso veja mais detalhes sobre eles a seguir e saiba como aplica-los.

O que são procedimentos de segurança do trabalho?

Para responder essa pergunta, a primeira coisa é entender qual o papel desses processos. Basicamente, se trata de uma série de medidas para preservar o bem-estar do trabalhador. Portanto, há diversas diretrizes para isso, como por exemplo:

  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Identificação de riscos a saúde física e mental do ambiente de trabalho;
  • Desenvolvimento de um local seguro para todos os funcionários;
  • Elaboração de relatórios sobre as condições de trabalho;
  • Resolução de problemas em gerais relacionados a segurança e saúde do trabalhador.

Todos esses procedimentos são instituídos e regularizados a partir das chamadas Normas Regulamentadoras (NRs). Essas são medidas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, com o objetivo de garantir a proteção individual e coletiva dos trabalhadores.

Sobre as Normas Regulamentadoras

Enquanto responsáveis pela instituição dos procedimentos de segurança do trabalho, há um total de 37 NRs. Suas diretrizes estabelecem medidas de preservação do funcionário sobre as mais diferentes condições do exercício de suas funções. Sendo assim, entre as principais se destacam:

  • NR 5, que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • NR 6, responsável pela instituição dos EPIs;
  • Outra NR importante é a 7, responsável pelo Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • Também merece destaque a NR 16, de atividades e operações perigosas;
  • A NR 24 é muito importante, pois trata das condições sanitárias e de conforto.

Assim sendo, essas são apenas algumas normas que estão presentes nos ambientes de trabalho de forma geral. Mas cabe destacar também que os procedimentos de segurança do trabalho se estendem ao longo de outras diretrizes importantes. Entre elas estão a de serviços a céu aberto, nas alturas ou em campos específicos, como o de construção e o de saúde.

A garantia do melhor em execução de obras

Por fim, diante da complexidade do assunto, muitas vezes acaba sendo difícil para uma empresa adequar seu ambiente em conformidade com todos os procedimentos de segurança de trabalho. Assim sendo, o melhor a fazer é contar com uma equipe especializada nessa área. 

Ao contar com o trabalho da Vendrame, a sua empresa contará com uma gama de vantagens para a saúde de todos os funcionários:

  • Um serviço de excelência na área de segurança do trabalho;
  • Análise detalhada com a identificação de todos os riscos;
  • Suporte completo para colocar em prática os procedimentos de segurança do trabalho;
  • As melhores soluções para criar um ambiente de trabalho saudável para todos.

Sendo assim, na hora que precisar de auxílio para colocar em prática um plano de ação em segurança do trabalho, entre em contato. Estamos esperando para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções.

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira