SAIBA QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES CONSIDERADAS PENOSAS

atividades-penosas
Crédito: Divulgação (Atividades penosas)

As atividades penosas são aquelas que são excessivamente desgastantes para a condição humana. Elas envolvem intenso esforço físico, condições de trabalho adversas e que exigem mais do que o normal do trabalhador, além de um desgaste maior para o funcionário.

Assim sendo, as atividades consideradas penosas devem ser inseridas de forma diferenciada com relação aos outros trabalhos. Portanto, isto significa proporcionar melhores condições que permitam ao funcionário desempenhar sua tarefa, além de adicionais. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Principais atividades penosas

De forma geral, há uma série de atividades consideradas penosas para trabalhadores das mais diferentes áreas. Estas se caracterizam por fatores específicos, como por exemplo:

  • Trabalhos que são realizados em condições de isolamento ou confinamento;
  • Funções que exigem um esforço físico extremo;
  • Trabalho onde a pessoa entra em contato com substâncias consideradas repugnantes;
  • Atendimento e situações que podem trazer desgaste psicológico ao funcionário;
  • Funções que exigem posturas incômodas e esforço repetitivo intenso;
  • Situações que envolvem captura e sacrifício de animais.

Como você pode ver, há uma série de trabalhos que se enquadram em uma ou mais categorias desta natureza. Assim sendo, as empresas onde se realizam funções com essas características, precisa-se adotar algumas diretrizes específicas.

Como a empresa deve agir com atividades consideradas penosas?

Uma das principais medidas com relação as atividades penosas é o pagamento do Adicional da Penosidade. O benefício está previsto pelo artigo 7° da Constituição da República e segue certas diretrizes específicas. Assim, é importante considerar alguns detalhes específicos sobre o tema:

  • De forma geral, os adicionais de penosidade previstos por lei são constantemente fiscalizados por órgãos de segurança do trabalho;
  • Assim sendo, sua empresa precisa agir em conformidade com eles, avaliando todas as atividades consideradas penosas e as pagando a altura;
  • Além disto, outro aspecto muito importante é o de que esse direito existe, mas ainda não regulamentou-se pelo STJ. Por isto é muito importante garantir esse adicional com a ajuda de profissionais especializados.

É claro que quando se trata de aspectos relacionados a segurança do trabalho, as atividades penosas tem destaque. Com relação a elas, muitas empresas procuram se adequar da melhor forma para atender as necessidades dos funcionários. Assim sendo, contar com o amparo certo para colocar em prática as melhores ações em prol dos funcionários faz toda a diferença.

A importância de um suporte profissional nas atividades penosas

Na medida em que a sua empresa está comprometida em garantir todos os direitos salariais e de segurança para os profissionais que cumprem atividades penosas, conte com especialistas na área de segurança do trabalho. Neste sentido, a Vendrame é a sua melhor escolha, pois oferece um suporte completo, oferecendo todas as soluções que a sua empresa precisa.

Por isso, entre em contato hoje mesmo e veja como podemos ajuda-lo. Iremos garantir que todas as diretrizes relativas as atividades penosas sejam devidamente instituídas. Isso é fundamental tanto para o bem-estar dos funcionários quanto para a saúde da empresa em si.

 

 

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira