PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL: SAIBA QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS DO PCMSO

controle-médico-saúde-ocupacional (1)
Controle médico Saúde Ocupacional

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é um importante instrumento para garantir o bem-estar do trabalhador. Além disso, trata-se de uma avaliação das condições de saúde de cada novo funcionário contratado por uma empresa, a partir de exames que possam identificar qualquer tipo de problema ao trabalhador. Sendo assim, saiba mais sobre esse assunto a seguir, e veja como esse processo funciona.

Sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

A instituição do PCMSO faz parte da Norma Regulamentadora nº 7 e envolve um conjunto de ações por parte da empresa focadas na saúde do funcionário. Dessa forma, o programa segue uma série de passos com objetivos específicos. São eles:

  • Monitorar as condições de saúde dos trabalhadores;
  • Avaliar se a saúde dos funcionários é afetada pelo ambiente de trabalho;
  • Identificar possíveis riscos a integridade física e mental do trabalhador;
  • Prevenir qualquer tipo de acidente ou problema causado ao funcionário;

É importante ter em mente que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional difere do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). 

O que ocorre é que o PPRA tem como principal objetivo preservar a saúde do funcionário com relação aos riscos ambientais que o ambiente de trabalho pode oferecer. No entanto o melhor é que ele funcione junto com o PCMSO para preservar o bem-estar de todos.

Outras considerações importantes do PCMSO

Esse programa também tem outros pontos importantes que devem ser levados em conta. Sendo assim, além de cumprir com os papeis acima, também é preciso que o PCMSO:

  • Seja conduzido por um profissional da saúde qualificado;
  • Cumpra com a realização dos exames de saúde ocupacional do local de trabalho;
  • Aja em conformidade com as diretrizes da NR 9;
  • Tenha o suporte de uma consultoria especializada.

Além dessas questões, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é responsável por exames periódicos e demissionais, além dos admissionais. Além disso, é muito importante que a empresa equipe de funcionários esteja ciente dessas questões de saúde ocupacional. Assim todos podem tomar as devidas providências para um ambiente de trabalho saudável.

Dicas para aplicar o programa em sua empresa

Além dos exames, o PCMSO também abrange a infraestrutura do local de trabalho, bem como seus possíveis riscos à saúde. Por isso, para colocá-lo em prática preste atenção no seguinte:

  • Avalie questões de iluminação, ventilação, temperatura, ergonomia e exposição a riscos;
  • Conscientize os funcionários sobre a importância de evitar seguir as diretrizes do programa e evitar problemas de saúde;
  • Trabalhe com a realização de treinamentos e palestras que possam educar a todos de uma forma adequada;
  • Realize todas as mudanças necessárias para manter o ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.

Portanto, conte com uma equipe especializada para ajudá-lo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Por isso, quando precisar de um auxílio nessa área, entre em contato com a Vendrame. Dispomos de uma equipe de consultores para avaliar todas as condições de trabalho de sua empresa e ajudar na instituição do PCMSO.

veja mais