O conceito de ergonomia na segurança do trabalho está cada vez mais em pauta. Há uma grande necessidade da empresa de implementar políticas que obedeçam a legislação vigente, garantindo a segurança dos trabalhadores e facilitando as interações entre homem e máquina.
Além de preservar a integridade física dos funcionários, a ergonomia traz mais produtividade e benefícios. Isto tanto para a empresa quanto para os trabalhadores. Mas, para atingir o grau de segurança do trabalho desejado, é preciso atentar para algumas práticas que afetam a saúde no trabalho.
Assim, a AET – Análise Ergonômica do Trabalho, detalhando os principais riscos no ambiente de trabalho e a prestação da devida orientação aos funcionários são aspectos fundamentais para se prevenir de males decorrentes do trabalho.
Confira alguns dos principais riscos ergonômicos no ambiente laboral:
- Problemas de ergonomia na segurança do trabalho por postura inadequada
É a causa mais comum de afastamento de trabalhadores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas tiveram ou vão possuir problemas relacionados à coluna pelo menos uma vez na vida.
A postura inadequada ocorre com mais frequência em ambientes nos quais existe a necessidade de permanecer muito tempo sentado, o que pode causar enfraquecimento e lesões em outras áreas do corpo. Um dos quadros clínicos possíveis é o desenvolvimento de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
- Repetição de movimentos
A repetição dos mesmos movimentos conduz a um caso específico de tendinite, conhecido como LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Essa enfermidade causa dores e limita a movimentação da região afetada.
- Iluminação deficiente – outro problema grave de ergonomia na segurança do trabalho
Em ambientes com pouca iluminação o colaborador produz menos e fica mais sujeito a acidentes por não conseguir visualizar com clareza o que se passa a seu redor. Além disso, causa fadiga visual e olhos vermelhos.
- Ritmo acelerado de trabalho
Um ritmo demasiadamente alto nas atividades laborais pode trazer estresse físico e psicológico. Entre eles, podemos destacar a hipertensão arterial, o transtorno de ansiedade, a depressão e as doenças do trato gastrointestinal, como úlceras e gastrite.
- Monotonia de atividades
A repetição das mesmas tarefas todos os dias desestimula o trabalhador, que se sente desmotivado e com interesse reduzido. É importante que o gestor esteja atento e sempre desenvolva atividades diferentes com o seu grupo de trabalho, com o intuito de mantê-lo integrado à empresa. A falta de interesse compromete a saúde mental e favorece o desenvolvimento de distúrbios de ansiedade e depressão.
- Grandes jornadas de trabalho
O esforço físico ou mental exagerado causa fadiga e estresse e pode gerar a um estado de Burnout, um quadro cada vez mais comum em um ambiente de trabalho. Esse quadro corresponde ao colapso físico e mental e exige atenção médica imediata.
- Ergonomia na segurança do trabalho e levantamento de cargas pesadas
Quem executa atividades que exige força para levantar ou transportar cargas pesadas fica mais sujeito a desenvolver lesões, principalmente na coluna, nos ombros e nos braços. Por isso, o trabalhador nunca deve carregar pesos além da sua capacidade.
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