ENTENDA QUAL A VALIDADE DO ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL (ASO)

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que determina as condições de saúde e aptidões para um funcionário exercer determinada função. Mas você sabe qual é a validade do ASO? Por ser um parecer que deve ser emitido periodicamente, saiba mais sobre ele a seguir, e entenda questões de frequência e objetivos principais ligados a ele.

Sobre a validade do ASO

Em primeiro lugar, não existe uma validade específica para esse tipo de atestado. Isto porque ele varia de acordo com a função exercida pelo funcionário. Além disto, há ainda outros critérios ligados a ele, como por exemplo:

  • O tipo de exame para o qual o ASO é voltado. Ele pode ser admissional, periódico, de mudança de função, de retorno ao trabalho ou demissional;
  • O monitoramento das condições de saúde do funcionário que o documento fará. Neste sentido, avalia-se se o trabalho está comprometendo o seu bem-estar físico ou mental;
  • O grau de risco que a empresa pode apresentar com relação a saúde do funcionário. Esse pode ser risco 1, 2, 3 ou 4, dependendo da área de atuação.

Com relação ao último item, para empresas que apresentem graus de risco 1 e 2 a validade do ASO é de 135 dias. Já para locais com graus de risco 3 e 4, é preciso renovar o atestado a cada 90 dias.

Outras informações importantes para você

Todas as questões ligadas por este modelo de atestado estão na Norma Regulamentadora (NR) 7. Por isso, além da validade, você precisa ficar atento a outras questões importantes relativas a este documento:

  • O profissional responsável pelo ASO deve ser um médico especializado;
  • É preciso seguir todas as leis e obrigações legais que estão relacionadas ao documento;
  • O documento também deve ser utilizado para acompanhar a evolução do trabalhador;
  • O atestado oferece alternativas para prevenir problemas e proteger o funcionário.

Assim sendo, você precisa contar com profissionais qualificados para o processo, além de se atentar a validade do documento. Para tanto, uma assistência trabalhista completa fará toda a diferença para que sua empresa consiga estabelecer os parâmetros adequados com relação as diretrizes do ASO.

Diferenciais que a Vendrame oferece

Na hora de contar com as diretrizes estabelecidas para a criação do ASO, profissionais qualificados como os da Vendrame são sua melhor escolha. Vamos acompanhar o processo em todos as etapas, prestando todo o suporte que a sua empresa precisa. Conte conosco para:

  • Questões relacionadas a segurança do trabalho de forma geral;
  • Melhor relação custo-benefício para sua empresa e funcionários;
  • Garantia de qualidade e excelência nos serviços prestados.

Assegurar as melhores condições para o Atestado de Saúde Ocupacional de sua empresa é fundamental. Por isso, o melhor é contar com a expertise de profissionais que conhecem bem a área de segurança do trabalho. Portanto, entre em contato conosco hoje mesmo e aproveite todas as vantagens que podemos lhe oferecer.

 

veja mais