COMO IMPLEMENTAR UMA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA?

A avaliação ambiental estratégica é fundamental para empresas de vários segmentos diferentes. Essa ação é responsável por analisar todos os possíveis impactos que o exercício da atividade de uma empresa pode causar para o meio ambiente.

Neste sentido, implementar esse tipo de ação requer uma série de diretrizes e conhecimentos específicos. Assim sendo, veja mais informações sobre esse assunto a seguir, e saiba como a Vendrame pode lhe ajudar para uma análise ambiental bem-sucedida.

Como funciona a avaliação ambiental estratégica

A primeira coisa a se ter em mente sobre o assunto é o fato de que a avaliação ambiental estratégica faz parte da resolução 237 da CONAMA, de 1997. O órgão que regulamenta e promove medidas de proteção ao meio ambiente define que qualquer empreendimento precisa de uma licença, comprovando que sua função não prejudica a fauna, a flora e as pessoas.

Assim sendo, para conceder a licença a determinada empresa, a CONAMA leva em conta fatores como localização, instalação, ampliação e operação de uma atividade. Além disto, a avaliação estratégica ambiental conforme a entidade deve conter:

  • Análise preliminar de riscos ao meio ambiente por parte da empresa;
  • Um relatório preliminar indicando todas as ações e medidas de proteção ambiental;
  • Relatórios ambientais atualizados levando em conta as atividades da empresa;
  • Planos e projetos que contemplem o controle ambiental;
  • Diagnóstico ambiental da área em que a empresa funciona;
  • Plano de manejo e plano de recuperação de qualquer área afetada pela empresa.

Tudo isto é realizado a partir de um estudo detalhado de cada um desses aspectos, conduzido por profissionais especializados na área.

Implementando a avaliação ambiental estratégia na sua empresa

A primeira coisa a ser feita é procurar a secretaria do meio ambiente de sua respectiva cidade. Dependendo do local onde sua empresa está, há orientações específicos na elaboração e condução destes estudos. Além disso, a área de impacto social e a avaliação de todos os riscos que o empreendimento pode trazer também estão incluídas na análise.

Assim sendo, contar com a ajuda de uma equipe da área de segurança do trabalho para elaborar este documento deve ser o seu próximo passo. Profissionais qualificados podem avaliar todas as estratégias, políticas e programas que lhe ajudem na proteção do meio ambiente. Sendo assim, a Vendrame traz todas as soluções que você precisa.

Os diferenciais de uma empresa qualificada

Na medida em que você conta com uma análise completa, que seja capaz de levar em conta todos os passos da avaliação ambiental estratégica a sua empresa só tem a ganhar. Sabendo disso, a Vendrame oferece um suporte completo na área de segurança do trabalho, que também contempla todas as questões desta análise.

Portanto, ao entrar em contato conosco vamos elaborar um plano estratégico simples e eficiente, capaz de garantir a preservação ambiental em torno de sua empresa sem afetar o ambiente ao seu redor. Assim sendo, estamos aguardando para trazer as soluções ideais para as suas demandas, de forma simples e eficiente.

 

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira