3 AÇÕES QUE PROMOVEM MELHORIAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA EMPRESA

Melhorias de segurança a no trabalho é assunto sério e de empresas que se comportam com compromisso. Além de garantir medidas pela vida, que valorizem integridade física e psicológica do trabalhador, demonstram compromisso. Afinal, além de evitar problemas com acidentes de trabalho, prezar pela segurança é sinal de que a empresa valoriza a vida em geral.

Sendo assim, tratar da segurança do trabalho vai evitar diversos prejuízos. Entre alguns dos problemas, gastos desnecessários, burocracias contábeis, administrativas e trabalhistas, bem como a prestação de contas.

Na Vendrame, além de valorizarmos esta cultura pela segurança, prestamos este serviço para outras tantas iniciativas sérias. Por isso, pensando nesses parceiros que ainda não se depararam com a importância do tema, preparamos o presente artigo. Nele, vamos abordar 3 ações que promovem melhorias de segurança do trabalho na empresa para que você compreenda mais desse universo. Confira!

Ações funcionais de segurança para serem postas em prática

Ações Operacionais

As ações operacionais ocorrem no campo da engenharia ou higiene ocupacional com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e mais humanizado. Assim elas requerem:

  • Avaliações qualitativas e quantitativas para levantar os riscos e perigos de determinada atividade. E é a partir desse diagnóstico do ambiente de trabalho que se pode trabalhar medidas de controle.
  • Após verificados os agentes de risco, como calor, poeiras, vibrações, ruído, riscos biológicos, etc., ou perigo, como, por exemplo, partes de máquinas quentes, cortantes, frias, correias expostas, etc., presentes no ambiente de trabalho, o profissional de segurança precisa trabalhar no controle.

Ações Comportamentais

É comum que muitos profissionais do segmento de segurança do trabalho entendam que o treinamento seja o suficiente. Todavia, ele é apenas parte de um conjunto mais amplo de ações. Por isso, essa mudança de cultura é fundamental. Pois, não basta treinamento para afastar um trabalhador do perigo. è preciso mais. É necessário que a equipe adequada corrija o erro ou problema em questão, de forma a tirá-lo do ambiente e evitar, de fato, que o risco esteja naquele local. Ninguém consegue manter 100% de atenção o tempo todo, por isso o problema precisa ser retirado dali. 

Ações Médicas

Antes do trabalhador ser liberado para exercer sua atividade, vai precisar passar por uma avaliação médica. E, ainda que as empresas desvalorizem os exames médicos, esta cultura precisa mudar. Ou seja, o trabalhador precisa fazer, pela sua saúde, mas também pelo desempenho do profissional e desenvolvimento da empresa. 

Afinal, existem muitas possibilidades e problemas que podem vir a surgir. O trabalhador disser que ficou doente por causa do trabalho, por exemplo, deixará o ônus de provar o contrário para o empregador. E, além disso, ainda que haja diagnóstico para o problema, infelizmente, nem sempre a doença tem relação com o trabalho em si, mas você não terá o que fazer sobre isso, já que não realizou os exames ocupacionais necessários ainda na contratação. Ou seja, é melhor gastar com exames ocupacionais do que com processos e encargos de algo que nem tem relação com a sua contratação. 

Mas sabemos que nem sempre é fácil a organização deste planejamento e uma orientação especializada pode transformar essa tarefa em algo menos complexo. Por isso a Vendrame está acessível pelos canais de comunicação para te ajudar a executar estas ações.

veja mais