SAIBA TUDO SOBRE A ATUALIZAÇÃO E PRAZO DE VIGOR DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO

Prevista inicialmente para começarem a valer no mês de março de 2021, as alterações do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) passam a ter o novo prazo. Agora as normas do PGR passam a valer a partir de 2 de agosto de 2021. Assim, amplia-se o tempo de atualização das empresas antes de as orientações entrarem em vigor.

A medida foi tomada para adequar os prazos de vigência das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério da Economia. Ou seja, há um ganho para todos os setores com esta decisão.

Mas, afinal, o que é o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR)? A quem beneficia? Neste artigo este assunto será ampliado, porque acreditamos na extrema importância de as práticas estarem ajustadas para segurança do trabalho.

A Vendrame é uma empresa reconhecida nacionalmente e referenciada pelo seu time de profissionais multidisciplinares altamente qualificados. Com ampla experiência em Saúde e Segurança do Trabalho, a marca atua neste segmento,prezando pela qualidade nos espaços laborais. Por isso, acompanhe um pouco mais deste universo no texto a seguir!

O que é o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR)?

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é uma estratégia que tem como objetivo mapear e gerenciar os possíveis riscos existentes em um ambiente de trabalho. Trata-se, portanto, de uma estratégia completa que busca prevenir acidentes de trabalho que podem prejudicar a vida dos funcionários. Ademais, essa preocupação se dá também para que se preserve a propriedade privada da empresa e até o meio ambiente.

Assim, além de estabelecer estratégias de prevenção, um bom programa também cria protocolos para que, caso ocorra um acidente. Por conseguinte, atua propondo, conforme análises, ações para que os danos sejam minimizados. E além do mais, para que seus impactos a curto, médio e longo prazo sejam reduzidos.

O Programa pode e deve ser parte integrante de um sistema de gestão ou desdobrado em planos e subprogramas. Os principais conceitos revistos foram o de perigo, fator de risco, risco e prevenção. Esse programa ainda traz uma abordagem diferenciada para Microempreendedor Individual – MEI, micro e pequenas empresas e estabelece alguns requisitos para a relação entre organizações contratantes e contratadas. Veja algumas etapas para executar esse gerenciamento de riscos.

Etapas para gerenciamento de riscos conforme PGR

Se PGR é o documento que contém todas as informações referentes aos perigos e riscos envolvidos nas atividades da empresa, ele precisa possuir e seguir as seguintes etapas para executar esse gerenciamento de riscos de forma eficaz. Confira as etapas:

  • Evitar os riscos ocupacionais;
  • Identificar os perigos e possíveis lesões/agravos à saúde;
  • Avaliar os riscos de acordo com o nível;
  • Classificar os riscos e determinar as medidas de prevenção;
  • Implementar as medidas de acordo com a ordem de prioridade estabelecida; e
  • Acompanhar o controle de riscos.

Mas para obter os resultados esperados, o PGR precisa estar completamente integrado às demais ações. Assim, por se tratar de um programa tão abrangente, precisa estar de acordo com os documentos previstos na legislação de Segurança e Saúde do Trabalho.

Ainda ficou com dúvidas? Fica tranquilo!

A Vendrame Consultores é uma empresa especializada em Saúde e Segurança do Trabalho e está no mercado desde 1999. Essa experiência, somada à constante busca pela inovação faz com que sempre nos reinventemos em nossas atuações e conhecimentos. Por isso, estamos à disposição para te auxiliar neste assunto. Contate-nos para mais!!

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira

veja mais

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

COVID 19 DEVE CONSTAR NO PPRA?

Temos recebido constantemente questionamento das empresas acerca da inserção no PPRA, na seção do risco biológico, do SARS-CoV-2, causador da atual pandemia...

Confira