Avaliação Ambiental: O que é e para que serve?

medicina ocupacional
Quais os objetivos da Medicina Ocupacional?
13 de novembro de 2018
treinamento em segurança do trabalho
Entenda porque funcionários e gestores devem fazer Treinamento de Segurança do Trabalho
27 de novembro de 2018
Blog de Notícias

Avaliação Ambiental: O que é e para que serve?

avaliação ambiental estratégica

O desenvolvimento industrial culminou na obrigatoriedade de adoção de políticas de preservação e gestão ambiental por parte das empresas. O uso racional dos recursos naturais visando à sustentabilidade passa, necessariamente, pela avaliação ambiental estratégica, um conceito que vamos esclarecer melhor neste artigo.

Definição de avaliação ambiental estratégica

A avaliação ambiental estratégica (AAE) é um instrumento de política ambiental que tem como intuito viabilizar o desenvolvimento sustentável por meio do planejamento estratégico das políticas públicas setoriais.

A AAE é o processo formal, sistemático e público, utilizada para avaliar os impactos ambientais e suas alternativas dentro de uma política, plano ou programa ambiental. O AAE abrange a criação de um relatório que deve conter as conclusões da avaliação. Tais conclusões pode ser citadas em um processo decisório publicamente responsável.

Resumidamente, o AAE tem como objetivo analisar planos, políticas, projetos e programas de ação estatal em todas as suas particularidades.

Quando a AAE deve ser utilizada?

A AAE é uma ferramenta de gestão ambiental que deve ser aproveitada para as políticas, planos, programas e projetos que abordam um aspecto estruturante.

Esses programas, planos ou políticas devem, necessariamente, provocar efeitos sobre o meio ambiente ainda na fase de preparo das propostas. Ou seja, antes que decisões tenham sido tomadas.

Por que utilizar a avaliação ambiental?

Além de oferecer aos governos uma visão estratégica de longo prazo sobre a gestão de impactos ambientais, a ferramenta permite a avaliação de custos e benefícios gerados a partir dos planos, programas e políticas ambientais e sociais governamentais.

A ferramenta de avaliação ambiental estratégica também facilita a participação da sociedade na determinação de políticas públicas de proteção e desenvolvimento ambiental.

Como se especializar em gestão ambiental?

Para profissionais do setor que pretendem se especializar em gestão ambiental, há no mercado cursos e treinamentos oferecidos por empresas especializadas.

A Vendrame – Medicina do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente lançou recentemente o curso de Gestão de Risco Ambiental.

O treinamento tem 30 dias de realização, e aborda questões como análise de riscos ambientais, avaliação de impactos ambientais, monitoramentos e auditorias ambientais.

Acesse o link e faça sua matrícula já!

Avaliação Ambiental: O que é e para que serve?
5 (100%) 12 votes