Saiba a importância de fazer o treinamento de segurança do trabalho

laudo de periculosidade
O que é um laudo de periculosidade?
1 de maio de 2018
Acidente de Trabalho
Acidente de trabalho e Doença Ocupacional: benefícios da contratação de um Assistente Técnico
15 de maio de 2018
Blog de Notícias

Saiba a importância de fazer o treinamento de segurança do trabalho

De acordo com estatísticas, cerca de 700 mil pessoas sofrem acidente de trabalho anualmente no país (dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho). Nos últimos cinco anos, foram mais de 3,5 milhões de acidentes que resultaram em 13,3 mil mortes no Brasil, muitas delas decorrentes de atitudes imprudentes em ambientes laborais perigosos e também por falhas de treinamento dos funcionários.

Os números mostram que o treinamento em segurança do trabalho pode fazer toda a diferença para o cumprimento das normas regulamentadoras e para que os colaboradores possam reconhecer, avaliar e controlar os riscos presentes em seu ambiente de trabalho.

Por lei, as empresas devem fornecer informações, instruir e dar todo o treinamento necessário para garantir, na medida do possível, a saúde e a segurança de seus colaboradores. Dessa forma, é possível desenvolver uma cultura positiva de saúde e segurança laboral, na qual o trabalho seguro se torna um hábito de todos, além de contribuir para os negócios à medida em que os custos financeiros com saúde ocupacional são reduzidos.

Importância do treinamento em segurança do trabalho

O treinamento em segurança laboral é uma ferramenta essencial para padronizar métodos e garantir que todas as ações sejam realizadas de forma homogênea, priorizando a saúde e a segurança do trabalhador. Uma empresa que não realiza treinamentos não conseguirá identificar hábitos errados na realização das tarefas diárias de seus colaboradores, o que pode aumentar ainda mais os riscos de acidentes.

Um trabalhador capacitado terá condições de reconhecer e analisar mais rapidamente os riscos presentes em seu ambiente laboral, o que lhe permitirá adotar medidas de controle para reduzir os riscos.

Treinamento em segurança laboral aumenta a produtividade

Uma gestão de segurança do trabalho eficaz deve incluir os treinamentos como parte do programa de prevenção de acidentes. Além dos benefícios já citados, a gestão de segurança faz com que os funcionários possam trabalhar com mais tranquilidade ao saberem que todos os riscos estão sendo monitorados e controlados. Com isso, a produtividade aumenta, inclusive porque menos trabalhadores precisarão se ausentar por acidentes de trabalho.

Tenha colaboradores treinados com uma empresa capacitada no assunto!

Ao investir em segurança do trabalho, inclusive em treinamento, uma empresa demonstra que valoriza sua equipe e está motivada a promover um ambiente saudável e seguro para seus colaboradores. Pensando nisso, a Vendrame – Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente disponibiliza treinamento, capacitação e reciclagem através de cursos online e In Company. Entre em contato conosco e conheça nossos treinamentos!