A importância da Higiene Ocupacional

o-que-e-SST
O que é SST e por que devo me preocupar com segurança do trabalho?
28 de maio de 2018
laudo engenheiro do trabalho
Para que serve o Laudo de Engenheiro de Segurança do Trabalho?
7 de agosto de 2018
Blog de Notícias

A importância da Higiene Ocupacional

Higiene Ocupacional

Dentro do segmento de Saúde e Segurança do Trabalho, a Higiene Ocupacional exerce um papel fundamental para o bem-estar dos trabalhadores, em especial, os que atuam nas indústrias.

Os trabalhadores da indústria pesada estão frequentemente expostos a todos os tipos de riscos ocupacionais, incluindo riscos químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos – sem mencionar os perigos decorrentes da falta ou do mau uso dos equipamentos de proteção nas plantas industriais.

Com tantos fatores influenciando a segurança laboral, a Higiene Ocupacional ganhou destaque especial nos últimos anos quando se pensa na saúde e na produtividade do trabalhador.

Entenda neste artigo porque esta ciência é tão importante dentro das empresas.

O que é Higiene Ocupacional?

A Higiene Ocupacional é um ramo dentro da Segurança e Medicina do Trabalho que descreve a prevenção de problemas de saúde no local de trabalho. É a ciência capaz evitar a exposição dos trabalhadores a substâncias nocivas, controla os agentes ou processos de produção que colocam a saúde do colaborador em risco dentro do ambiente de trabalho.

Essa exposição, tanto a curto como a longo prazo, pode causar uma série de doenças, desde reações alérgicas, problemas de coluna, de pele, insuficiência respiratória e até doenças mais graves.

Higiene Ocupacional pode reduzir custos para empresas

O afastamento dos trabalhadores em decorrência de acidentes de trabalho pode causar grandes prejuízos para as empresas. Quanto mais graves os acidentes laborais, maior a possibilidade de incapacitação do funcionário a curto e longo prazo. As lesões graves estão entre as mais caras de todas do ponto de vista econômico.

Por isso é tão importante manter nas empresas um planejamento em Segurança e Medicina do Trabalho que contemple treinamento aos funcionários, além de regras que devem ser adotadas por todos.

Higiene Ocupacional possibilita aumento de produtividade

O sucesso de uma empresa começa com seus funcionários. Sendo assim, é crucial fornecer as ferramentas necessárias para um desempenho de trabalho de alta qualidade. Colaboradores que contam com locais de trabalho flexíveis e um ambiente laboral seguro relatam maior equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal.

A Higiene Ocupacional ajuda a manter os funcionários física e mentalmente saudáveis, permitindo que a energia e os recursos se concentrem na execução das tarefas. Além do desconforto físico, as complicações de saúde podem desencadear inúmeras outras distrações – como estresse, fadiga, desatenção e ansiedade – tornando difícil para o trabalhador ser eficaz no local de trabalho. Eliminar esses entraves permite aos funcionários serem mais focados e, portanto, mais produtivos.

Contrate uma empresa especializada em Medicina do Trabalho!

A Vendrame – Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente é uma empresa especializada em Medicina Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Disponibilizamos aos nossos clientes Serviços de Engenharia, Assistência Técnica em Perícias, bem como cursos e treinamentos de capacitação em Higiene Ocupacional para profissionais por meio de formação e reciclagem.

Entre em contato com a Vendrame!